Verificar a propagação de DNS

Fernando Valler 27/12/2019 Servidores


Sempre que você vai registrar um novo domínio você cadastra nele as informações do seu servidor de hospedagem para que o site possa ser carregado no navegador. O problema é que essa propagação demora um pouco de minutos a horas dependendo do local de onde se está tentado acessar.

Mas afinal o que é um servidor de DNS?

O sistema de nomes de domínio (DNS) é a lista telefônica da Internet. Quando os usuários digitam nomes de domínio como google.com nos navegadores, o DNS é responsável por encontrar o endereço IP correto para esses sites.

Os navegadores usam esses endereços para se comunicar com os servidores de origem. Os servidores DNS que são máquinas dedicadas a responder a consultas DNS.

Verificador de propagação de DNS

O site whatsmydns.net permite executar instantaneamente uma pesquisa de DNS para verificar o endereço IP atual e as informações de registro DNS dos nomes de domínio em vários servidores de nomes localizados em diferentes partes do mundo.

Isso permite que você verifique o estado atual da propagação do DNS depois de fazer alterações nos registros de seu domínio.

Sempre uso para ver para qual o IP que o domínio está apontando e em quais regiões ele já foi atualizado.

E você conhece outro serviço semelhante ou que usa em seus projetos para esse fim?

 


Fernando Valler - Programador Web
Fernando Valler

Sou programador web, motivado por desafios e sempre buscando aprender algo novo. Aqui você pode encontrar alguns projetos.